O Que é Tráfego Pago?

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por Eduardo Inoue
em 09/06/2021

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Você já pesquisou por algum produto na internet e depois viu seu feed e outros sites exibirem anúncios sobre esse mesmo produto?

 

Faça um teste, experimenta pesquisar por um tênis, entra em uma dessas lojas grandes e depois me diz se percebeu um aumento nas propagandas de tênis.

 

Esse é o poder do tráfego pago.

 

Hoje em dia todo mundo está na internet e usa alguma rede social para se envolver e se conectar com outras pessoas.

 

Sou da época em que não existiam celulares e a internet estava apenas começando (sim, sou velho).

 

Lembro que para fazer trabalhos precisava abrir as enciclopédias, livros e copiar na mão os textos para entregar na escola.

 

Imagina então procurar alguém para fazer algum serviço pra você? Era preciso abrir uma lista telefônica enorme para pesquisar alguém que pudesse te ajudar.

 

Era o maior trabalho do mundo!

 

Mas hoje isso mudou.

 

A internet permitiu que tudo se tornasse mais fácil e rápido de se encontrar.

 

Quer saber onde tem uma padaria? Pesquisa no Google.

 

Quer saber se uma empresa é confiável? Pesquise o que estão falando sobre ela.

 

Quer encontrar um produto com o melhor preço? Pesquisa pelo melhor fornecedor desse produto sem sair do seu sofá!

 

Você encontra tudo o que quiser com alguns cliques no seu celular.

 

Tá, eu sei que a internet é tudo isso, mas e o Tráfego, o que é?

 

A internet está cheia de conteúdo.

 

Quando você está navegando na internet, está consumindo este conteúdo. 

 

O movimento que você faz entre um site e outro, curtindo, comentando postagens no seu feed ou clicando em links pra saber mais sobre alguma coisa, isso se chama tráfego.

 

E, por que esse movimento acontece?

 

Por duas razões:

1- Ou você está procurando por algo específico, de seu interesse

2- Ou está atrás de algo que chamou sua atenção.

 

Os locais onde você encontra esses conteúdos são chamados de fontes de tráfego. 

 

As maiores fontes de tráfego, no momento em que escrevo esse artigo, são o Google e Facebook / Instagram.

 

A diferença entre essas fontes é justamente o modo em que atuam. 

 

O Google é a fonte de respostas para todas as suas perguntas.

 

O Facebook e Instagram é onde você passa horas rolando o feed e procurando coisas que te chamam a atenção.

 

Brincadeiras à parte, o Google é uma rede de intenções. Significa que você vai lá quando tem a intenção de encontrar alguma coisa. 

 

Por outro lado, o Facebook e Instagram são redes de atenção. Você está lá e as postagens no seu feed disputam a sua atenção. Aquela que for mais atrativa pra você vai te dar vontade de curtir, comentar ou clicar em algum link.

 

Agora para pra imaginar a quantidade de conteúdo que existe nessas fontes de tráfego.

 

Imagina o tanto de sites que o Google tem pra te mostrar sobre qualquer assunto.

 

Imagina também o tanto de publicações que são geradas a cada instante no Facebook e Instagram.

 

Essas redes têm uma receita que elas seguem que dão prioridade para alguns sites ou postagens aparecerem mais, dependendo do seu tamanho, do quanto as pessoas acessam ou curtem/comentam as publicações. 

 

Agora pensa em alguém que está começando agora um negócio, que ninguém ainda conhece. Como é que ela vai ganhar a briga pela sua atenção? 

 

É muito difícil, não é mesmo?

 

Por isso existem duas formas de se fazer o tráfego:

 

Tráfego Orgânico: Você não paga nada nessa situação. Seu post é publicado e você aposta que o algoritmo da fonte de tráfego vai apresentar sua publicação para as pessoas certas, nos momentos certos. Precisa de muita coincidência, não é mesmo?

 

Quanto maior o número de publicações, maior a concorrência e menor a probabilidade da rede entregar o seu post para as pessoas certas.

 

A outra forma é o Tráfego Pago. 

 

Neste caso você vai pagar para a fonte de tráfego para ela entregar o seu post ou apresentar o seu site para as pessoas certas, na hora certa. Para isso você deve indicar quem são as pessoas que você está procurando e quando a rede deve fazer essa entrega.

 

Você então disputa um leilão pela atenção destas pessoas. 

 

Se o seu post ou site tiver maiores condições de atender o objetivo do seu anúncio (seja ele levar as pessoas para comprar algum produto, visitar um site, curtir sua publicação, entre vários outros), ele irá vencer o leilão e ganhar a atenção das pessoas que deseja.

 

Para deixar mais claro, vamos criar um exemplo.

 

Imagine que o Seu Zé tem uma Lanchonete e ele quer aumentar as suas vendas. Ele então começa a olhar para as redes sociais e enxerga ali uma oportunidade para conquistar novos clientes. 

 

O problema é que o Seu Zé não tem o costume de postar com frequência e, por isso, quando posta, acaba que as suas publicações não aparecem para muitas pessoas e o resultado não vem. 

 

Então o Seu Zé descobre que ele pode pagar pelo tráfego que ele deseja para o seu negócio. 

 

Usando a ferramenta, o Seu Zé faz as seguintes escolhas:

1- Seus anúncios vão aparecer apenas para as pessoas que estão no mesmo CEP de sua lanchonete, limitando para apenas as pessoas para quem ele pode vender.

2- Determina que os seus anúncios aparecerão apenas 2h antes de sua lanchonete abrir. 

3- Para anunciar ele resolve gravar uns vídeos dos seus lanches sendo feitos, do bacon sendo frito, do queijo derretendo, do hambúrguer suculento e tudo isso virando o lanche delicioso que ele vende. 

 

 

Agora imagina você estando próximo do horário que costuma jantar e dá de cara com um anúncio desses. 

 

 

Você vê a carne suculenta.

 

 

Você ouve o barulho da chapa fritando.

 

 

Capaz que até consegue sentir o cheiro…

 

 

(Isso é maldade, dependendo do horário que está lendo isso, desculpa)

 

 

Qual é a chance de sentir vontade de comprar esse lanche?

 

 

É isso que o Tráfego Pago te proporciona.

 

 

Por meio dele, você tem diversas opções para que seu anúncio possa ser entregue para pessoas de forma muito específica e assim aumentar a chance de alcançar os resultados que você espera obter. 

 

 

Isso a um valor extremamente competitivo.

 

 

Em outras palavras, você tem na suas mãos uma ferramenta que te dá a oportunidade de encontrar e anunciar diretamente para as pessoas quem as maiores chances de se tornarem seus clientes. 

 

 

Quanto mais clientes, maiores as vendas, mais o seu negócio cresce.

 

 

É claro que, para tudo isso acontecer, é necessário fazer bom uso dessa ferramenta. 

 

Afinal, um pincel sozinho não faz uma arte, é apenas um pincel.

 

 

Se você quer conhecer mais sobre essa ferramenta, tenho certeza que irá gostar dos outros posts que estão disponíveis neste mesmo blog.

 

 

Qualquer dúvida que tiver pode me enviar uma mensagem nas minhas redes sociais ou me escreva pelo email contato@eduardoinoue.com.b

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